P15 ManifCGTP JST131 OUT25 WebDEFENDENDO QUE OUTRO RUMO É POSSÍVEL

Os trabalhadores da Administração Local e do sector empresarial marcaram forte presença na “Jornada Nacional de Luta” promovida pela CGTP-IN, no dia 20, em Lisboa e Porto, para rejeitar aquele que é um dos maiores ataques feito aos direitos dos trabalhadores.

Em Portugal, 1,3 milhões de trabalhadores têm vínculos precários, que afectam 54% dos jovens; 1,9 milhões de trabalhadores são hoje vítimas de horários de trabalho desregulados; e dois milhões de pessoas encontram-se na pobreza mesmo trabalhando.

Este é o quadro resultante de anos de políticas de direita adoptadas pelos sucessivos governos, do PS e PSD-CDS. E a actual coligação de direita esmera-se por agravar a situação com as mais de 100 propostas de alteração à legislação laboral, que representam um dos maiores ataques feito aos trabalhadores.

Na sua intervenção, e lembrando o actual contexto político – de ataque aos direitos fundamentais e de afronta à Constituição -, Tiago Oliveira (secretário-geral da CGTP-IN) afirmou que “a situação dos trabalhadores degrada-se pela acção do capital e dos governos ao seu serviço, e em que o aumento do custo de vida coloca milhares de trabalhadores no limiar da pobreza, enquanto os grandes grupos económicos acumulam lucros”.

Perante uma Av. Liberdade repleta, com milhares de trabalhadores, o dirigente da Intersindical sublinhou que “o governo PSD/CDS conduz uma política de agressão aos trabalhadores ”, acrescentando que nenhuma das propostas apresentadas neste “pacote laboral” – que considera estar “ao serviço das pretensões do capital e tem o acordo, no essencial, do CH e IL” - vai no sentido de resolver os problemas que já hoje existem na legislação laboral, “com normas que agridem os trabalhadores e os seus direitos e que precisam de ser revogadas”.

Destacando que “a revisão das leis de trabalho” visam um “ajuste de contas”, procurando precarizar todo o trabalho e agravar a sua desregulação, facilitar os despedimentos e atacar a liberdade sindical, Tiago Oliveira vincou, ainda, que a “grande jornada [de sábado, 20] aponta o caminho: o de intensificação da luta por uma vida melhor e que outro rumo é possível para o País”.

MARCHA NACIONAL CONTRA O PACOTE LABORAL
A CGTP-IN anunciou, para 8 de Novembro, uma “Marcha Nacional contra o Pacote Laboral”, concentrando, nas ruas de Lisboa, o protesto, a indignação e a rejeição do “pacote laboral”, e para exigir uma vida melhor para os trabalhadores e para o Povo, em geral. Em paralelo, irá decorrer um abaixo-assinado, dirigido ao Primeiro-Ministro, a exigir a retirada das propostas de revisão da legislação laboral e a revogação das actuais normas gravosas da Lei do Trabalho, bem coimo o aumento de salários e direitos.

No dia 1 de Outubro, o “Encontro Nacional de Dirigentes e Activistas Sindicais” em Lisboa, marcou o início de uma acção geral, nas empresas e nas ruas, contra o “pacote laboral”, intensificando a acção reivindicativa através de plenários, paralisações, greves e outras acções nos locais de trabalho. Nas ruas, a luta ganhará visibilidade com a realização de actos de protesto à porta das empresas e serviços, concentrações, tribunas e manifestações.

powered by social2s
Greve | Governo tem mesmo de responder...
Sex., Out. 24, 2025
Greve | Recolha do lixo paralisada em...
Sex., Out. 24, 2025
8 Novembro | Todos a Lisboa contra o pacote...
Qua., Out. 22, 2025
Luta prossegue já em 24 de Outubro e 8 de...
Qua., Out. 15, 2025
Trabalhadores dos transportes colectivos...
Sex., Out. 10, 2025
Trabalhadores da ÁGORA realizam vigília em...
Sex., Out. 10, 2025
Greve na EMARP com forte adesão
Sex., Out. 10, 2025
24 Out | Greve Nacional dos trabalhadores...
Qui., Out. 09, 2025
Dia 12, vota em autarcas que defendem a...
Seg., Out. 06, 2025
Luta dos trabalhadores da Associação de...
Seg., Out. 06, 2025
Circuito Nacional “Varrer a exploração do...
Sex., Set. 26, 2025
Milhares de trabalhadores protestam em...
Seg., Set. 22, 2025
Trabalhadores dos transportes colectivos...
Qua., Set. 17, 2025
Principais ataques à legislação laboral que...
Ter., Set. 16, 2025
Jornada nacional de luta dia 20 de...
Seg., Set. 15, 2025
Plenário Geral reúne meio milhar de...
Sex., Ago. 22, 2025