Beneficiários da ADSE vão pagar mais 8 milhões de euros!

ADSE NovaTabela 67373 APESAR DOS SALDOS DA ADSE SEREM SUPERIORES A 1000 MILHÕES DE EUROS

É por isto que o governo mantém a injustiça de descontarmos 3,5% em 14 meses?

Ver comunicado

A Frente Comum discorda veementemente do aumento de encargos para os beneficiários, com a entrada em vigor da nova tabela para o regime convencionado imposta pelo Governo e pelo Conselho Diretivo. Não é possível acomodarem os aumentos nas receitas que a ADSE tem vindo a acumular? É, mas optam por sobrecarregar os mesmos de sempre: os trabalhadores e os aposentados da Administração Pública!

Com a necessidade de se travar a saída de médicos e actos clínicos do regime convencionado – que é, sem dúvida, o mais favorável para os beneficiários –, o Governo e o Conselho Directivo da ADSE avançam com aumentos de encargos para os beneficiários em nome da sustentabilidade, que não está em causa, já que a saúde financeira da ADSE é sobejamente conhecida, apresentando saldos de mais de mil milhões de euros!

Ler mais...

Denúncia do STAL leva Câmara de Beja a adiar decisão sobre despedimento de trabalhadora e sindicalista

liberdadesindical 324daCerca de uma centena de trabalhadores do Município de Beja e dirigentes regionais e nacionais do STAL concentrarem-se esta manhã (quarta, dia 8) junto aos Paços do Concelho em solidariedade para com uma trabalhadora da autarquia e delegada sindical alvo de um processo disciplinar.

A discussão sobre o eventual despedimento da trabalhadora e sindicalista esteve agendada para a reunião de Câmara desta quarta-feira, mas acabou por ser adiada, depois de o STAL ter denunciado publicamente o caso e anunciado a realização de um Plenário na Praça da República, em Beja, em paralelo à referida reunião.

Em causa está a mudança de local de trabalho feita de forma unilateral e à margem do estipulado na Lei, situação que arrasta-se desde o ano passado.

ver fotos

Ler mais...

CM Beja “assinala” Dia Internacional da Mulher com tentativa de despedimento de delegada sindical

CMBeja DespedimentoDelSindical art 7809bAUTARQUIA NÃO RESPEITA E AMEAÇA A ACTIVIDADE DO SINDICATO

Os trabalhadores da Câmara Municipal de Beja reúnem-se em Plenário esta quarta-feira (8 de Março), pelas 10h00 horas, na Praça da República, em solidariedade com uma trabalhadora da autarquia e delegada sindical, que enfrenta um processo disciplinar porque contestou a mudança de local de trabalho, feita de forma prepotente e ilegal.

Este Plenário – ao qual irão juntar-se dirigentes regionais e da Direcção Nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), incluindo o seu presidente, José Correia – realiza-se no momento em que o executivo da CM Beja discute o eventual despedimento desta mulher trabalhadora e sindicalista.

Precisamente no dia em que, em todo o Mundo, se assinala o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora e a luta das mulheres pela igualdade, reconhecimento e exercício efectivo dos seus direitos, nomeadamente o da actividade sindical.

Ler mais...

STAL assinala Dia Internacional da Mulher Trabalhadora com postal e contactos com trabalhadoras por todo o País

postal mulher Art 7fb5aDIA 8 DE MARÇO – IGUALDADE TEM DE EXISTIR PARA O PAÍS EVOLUIR!

Esta iniciativa decorre de 6 a 10 de Março, durante a «Semana da Igualdade» promovida pela CGTP-IN, que este ano se realiza sob o lema «Aumentar os salários. Para a vida mudar. E a igualdade avançar!».

.Ver postal

O STAL assinala o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora (8 de Março) com a habitual distribuição de uma flor e do postal alusivo à efeméride, que este ano conta com o poema «Arde», do jovem poeta espanhol Miguel Gane, ilustrado por Susana Matos.

Esta iniciativa de contactos com trabalhadoras nos locais de trabalho, por todo o País, vai realizar-se de 6 a 10 de Março, durante a «Semana da Igualdade» promovida pela CGTP-IN, este ano sob o lema «Aumentar os salários. Para a vida mudar. E a igualdade avançar!».

Ainda no âmbito das comemorações desta data histórica, o MDM promove a Manifestação Nacional de Mulheres – já neste sábado, dia 4, no Porto (Batalha); e no próximo dia 11, em Lisboa (Restauradores) –, sob o lema «Mil Razões para Lutar: Os Direitos das Mulheres têm de contar!».

Ler mais...

Acordo garante aumentos salariais para 2023

230303 AdP Acordo2023 art 2fd94CONQUISTA DOS TRABALHADORES DO GRUPO ÁGUAS DE PORTUGAL

No seguimento do acordo prévio assegurado em 28 de Fevereiro, o STAL e a FIEQUIMETAL alcançaram, esta sexta-feira (3 de Março), um acordo que garante a valorização salarial dos trabalhadores para este ano.

Já o processo de revisão do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT) em vigor na empresa arranca em 5 de Abril – com prioridade para as carreiras e tabela salarial –, com base na proposta apresentada pelas nossas estruturas sindicais.

Este acordo representa um primeiro passo no sentido de se garantir a devida e justa valorização dos trabalhadores do Grupo AdP, que viam – apesar de todo o seu empenho, dedicação e profissionalismo – o seu reconhecimento tardar e sistematicamente adiado.

Ler mais...

STAL assina ACEP com a CM Caldas da Rainha

IMG 20230228 152953 web 02dcfO STAL assinou, em 28 de Fevereiro, com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha (CMCR) um Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP), que vai regular as relações laborais entre o Município e os SMAS e os respectivos trabalhadores, o que significa mais uma conquista de direitos.

O ACEP agora assinado com a CMCR assegura, entre outras matérias, a reposição dos três de férias; o período de nojo por falecimento de familiar da linha colateral até o 3.º grau; a tolerância de ponto nos dias de Carnaval e de aniversário do trabalhador.

Ler mais...

O STAL é o teu sindicato. Sindicaliza-te hoje! 

Faz aqui a tua pré-sindicalização