19 DEZ | 11H | CONCENTRAÇÃO JUNTO AO MIN. ADM. INTERNA
Há muito que os profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários exigem a criação e regulamentação da respectiva carreira e categoria profissional.
O papel preponderante social que desempenham é amplamente reconhecido, especialmente pelas populações a quem, diariamente, prestam um serviço inestimável de apoio social, socorro e protecção de pessoas e bens.
Contudo, esse reconhecimento não se reflecte na valorização profissional, respeito pleno dos seus direitos laborais e sociais, e nas condições de trabalho de grande parte destes profissionais, que são bastante precárias, o que é inaceitável, ou não fossem, igualmente, elementos essenciais da Protecção Civil.
A ausência de uma carreira para estes profissionais e de um regime jurídico específico cria desigualdades entre profissionais que exercem as mesmas funções em diferentes corporações e limita o interesse e a estabilidade do sector.
Assim, é imperativo o direito à carreira e categoria profissional dos trabalhadores Bombeiros das AHBV, reconhecendo-se, também, o carácter de risco e de desgaste rápido da profissão, bem como garantir um regime jurídico e remuneratório digno, justo e uniforme.