HÁ 50 ANOS NESTE DIA…
Há precisamente 50 anos, neste dia 5 de Maio, os trabalhadores da Câmara Municipal do Porto realizaram aquele que se constituiu como a primeira greve no sector da Administração Local.
Esta luta inédita foi a resposta dos trabalhadores à persistência das desigualdades salariais relativamente a “camaradas de outros sectores do mesmo Município”.
No seu comunicado n.º 3, o STAL lembra que “a garantia feita em meados de Abril de uma solução breve para as actuais distorções remuneratórias” não foi cumprida, sublinhando “o sentimento geral de desfavor e abandono” a que os trabalhadores da Administração Local têm sido votados, “situação que deverá ser objecto de debate geral a partir dos locais de trabalho”.
O documento refere, ainda, “a existência, em vários outros distritos, de movimentações de trabalhadores favoráveis a uma imediata adesão à posição definida no Porto, expressando a frustração de uma classe que se sente cada dia mais ignorada quanto à satisfação de condições que lhe assegurem as bases mínimas de subsistência económica”.
Nascido com a Revolução de Abril, o STAL foi formalmente fundado a 24 de Agosto de 1975, no Palácio de Cristal (Porto), onde se realizou a sua Assembleia Constituinte.
Durante a ditadura fascista, os trabalhadores da Administração Pública estavam proibidos de se organizar em sindicatos, sendo o STAL o primeiro sindicato a constituir-se na Administração Pública após 25 de Abril de 1974.