Cartaz Marcha23Outubro web 8015523 OUTUBRO - 10H30 LISBOA

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas públicas, Concessionárias e Afins, promove uma Marcha nacional, dia 23, com concentração pelas 10.30 horas, na Rua Braamcamp, em Lisboa. A acção tem como principais objectivos a exigência de aumentos salariais, com um mínimo de 90€ para todos os trabalhadores; a regulamentação do Suplemento de Insalubridade Penosidade e Risco; a correcção da Tabela Remuneratória Única e a garantia do pagamento das indemnizações por acidentes de trabalho.

Valorizar os trabalhadores e os serviços públicos
Por um lado, não há dinheiro para salários, para corrigir a TRU, nem para corresponder às reivindicações dos trabalhadores mas, por outro, enterram-se mais 850 Milhões de Euros no Novo Banco e aceitam-se pedidos de lay-off de empresas que acumularam lucros gigantescos, algumas com sede fora de Portugal, em "paraísos fiscais".

É urgente encontrar respostas para os problemas dos trabalhadores da Administração Pública e dos serviços públicos porque estes são os eixos fundamentais do desenvolvimento de um país democrático e justo.

Ver Cartaz

Ver Comunicado

Os trabalhadores da Administração Local estão em luta

Aumentos salariais
Por um aumento salarial em 90 euros para todos os trabalhadores, e um salário mínimo de 850 Euros.
Para fazer face à perda de poder de compra, ao longo de mais de uma década, os trabalhadores precisariam de um aumento salarial de 133€.
Após 10 anos sem aumentos salariais, a actualização salarial de 0,3% resultou no acentuar da perda desse poder de compra.

Regulamentação do suplemento de risco
Pela regulamentação das compensações devidas pelo trabalho prestado em condições de Penosidade, Insalubridade e Risco, nos termos reivindicados na Petição que foi subscrita por cerca de 16 mil trabalhadores;
Pela regulamentação de todos os suplementos remuneratórios legalmente previstos mas que há longos anos carecem dessa regulamentação.

Indemnizações por acidentes de trabalho
Pelo fim da lei que impede indemnizações por doenças e acidentes profissionais.

Pin It