AlmadaOeiras GreveConcentracao site2 8674bLUTA DOS TRABALHADORES DA ADM. LOCAL POR MAIS DIREITOS, MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Em Almada, amanhã (quinta, 21), os trabalhadores das autarquias do concelho realizam uma manifestação junto à Câmara Municipal, precedida de um desfile desde a Praça São João Batista. Já em Oeiras, a greve dos trabalhadores da recolha nocturna de Resíduos Urbanos decorre nos próximos dias 22, 23 e 26.

No âmbito da sua acção reivindicativa, o STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local promove esta semana, as seguintes greves e paralisações:

AUTARQUIAS DO CONCELHO DE ALMADA – QUINTA-FEIRA, 21. Concentração (09h00 - Praça São João Batista) dos trabalhadores das autarquias de Almada, seguida de desfile até ao Paços do Concelho. Acção de luta dos trabalhadores do Município, dos SMAS e das freguesias de Almada por, entre outras razões, o aumento geral dos salários; a revogação do actual sistema de avaliação (SIADAP) na Administração Pública; a aplicação da Opção Gestionária e suspensão do processo de transferência de competências municipais; reposição e alargamento da Creche e Jardim de Infância; o efectivo reforço de pessoal; e condições de trabalho dignas.

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS – DIAS 22, 23 E 26. Luta dos trabalhadores do sector da recolha nocturna de Resíduos Sólidos Urbanos contra a alteração unilateral dos horários de trabalho e pela manutenção dos turnos fixos, de segunda a sexta-feira. No âmbito desta acção reivindicativa, na noite de 21 para 22 (a partir das 23h00) realiza-se uma concentração à porta das oficinas municipais de Vila Fria (Rua Pedro Osório, Vila Fria, Porto Salvo).

Em Abril de 2023, o Município de Oeiras implementou a restruturação de horários em vários sectores operacionais, com a rotatividade entre turnos. Com estas alterações, os trabalhadores ficam com rotatividade de segunda a sexta-feira e de terça a sábado, sem qualquer aumento na sua remuneração e com os seus direitos diminuídos, além de verem a sua vida profissional e pessoal alterada. Ao longo do ano decorreram várias tentativas de conciliação e de exposição de alternativas, tanto por iniciativa dos próprios trabalhadores como do STAL, mas de fora destas soluções ficaram os trabalhadores da recolha de resíduos urbanos que não trabalham em regime de turnos, mas exclusivamente no período nocturno.

Os trabalhadores não se demitem de lutar pelos seus direitos e pelas suas reivindicações, e exigem a inversão do actual caminho de empobrecimento, que já dura há mais de uma década.

A luta dos trabalhadores contra o empobrecimento prossegue e vai intensificar-se nos próximos meses, porque a solução dos problemas, a defesa dos direitos e a melhoria das condições de vida não podem continuar a ser ignorados e adiados.

Este conjunto de paralisações e concentrações juntam-se a diversas outras acções, igualmente promovidas pelo STAL, de contacto, informação e esclarecimento dos trabalhadores da Administração Local, que se mostram unidos, mobilizados e determinados em intensificar a defesa dos seus direitos e das suas reivindicações, por melhores salários e condições de trabalho, tal como ficou demonstrado pela forte adesão na Greve Nacional da Administração Pública (em 27 de Outubro), e na grande participação nas acções de protesto promovidas pela CGTP-IN, casos das manifestações em Lisboa e no Porto, contra o empobrecimento e a degradação das condições de vida e de trabalho (11 de Novembro); e na concentração junto ao Parlamento, contra a aprovação do Orçamento do Estado para 2024 (29 de Novembro).

Pin It