PostalBoasFestas Site 2023 f7e9fEM 2024, NOS 50 ANOS DE ABRIL

Caro(a) associado(a)

O ano de 2024, em que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril, apresenta vários desafios aos trabalhadores da Administração Local e, por conseguinte, ao STAL. Designadamente, a continuação e a intensificação da luta contra o empobrecimento, a degradação dos salários e o elevado custo de vida, que continuam a ser uma dura realidade diária para quem vive do trabalho ou da sua pensão.

No plano interno, realce para o início do novo mandato (2024-2027) da Direcção Nacional e das direcções regionais do STAL, eleitas em 6 de Dezembro e cujas tomadas de posse irão decorrer ainda neste mês de Dezembro e em Janeiro. Tal como a participação no referido acto eleitoral – que envolveu milhares de associados, activistas, delegados, dirigentes e trabalhadores sindicais –, trata-se de um momento de enorme importância para o Sindicato, demonstrativo da enorme vitalidade democrática, mobilização e participação deste grande colectivo, que é o STAL.

No plano nacional, os trabalhadores e a população, em geral, serão chamados, de novo, a decidir o seu futuro, no seguimento da demissão do Primeiro Ministro e das anunciadas dissolução do Parlamento (em Janeiro) e eleições legislativas (em 10 de Março), após a aprovação de um Orçamento do Estado que volta a penalizar os trabalhadores – e os da Administração Local em particular –, ignorando os seus problemas e reivindicações, e a degradar os Serviços Públicos, tendo optado o governo PS (com a conivência do PSD, IL e CH) por beneficiar o grande capital, que continua a arrecadar lucros extraordinários todos os dias, enquanto a generalidade da população enfrenta sérias dificuldades para suportar o elevado custo de vida, nomeadamente na alimentação, na saúde e na habitação.

Para o STAL, o que se espera das Legislativas é que delas resultem soluções que sirvam os trabalhadores, assumindo-se o aumento dos salários e os direitos dos trabalhadores como condição de desenvolvimento do País. Na convicção de que, no dia 10 de Março, os trabalhadores não faltarão ao encontro com a defesa desse caminho e com aqueles que sempre estiveram e estão solidários com as nossas reivindicações e lutas; e que, com o seu voto, rejeitarão as políticas de direita e os partidos responsáveis pelo empobrecimento geral do Povo, decidindo por uma mudança de rumo, que garanta a melhoria das condições de vida, mais direitos e a valorização de quem vive do seu trabalho e pensões.

Mas os graves problemas que afectam os trabalhadores não se compadecem com o contínuo adiamento da sua resolução, que não pode ficar à espera das eleições.
Nesse sentido, o STAL renova o seu firme compromisso em prosseguir e intensificar a acção reivindicativa e a mobilização em defesa dos direitos, do aumento dos salários, da dignificação das carreiras e profissões, de melhores condições de trabalho e dos Serviços Públicos, estando previstas as seguintes lutas ainda durante o mês de Dezembro:

» Dia 21 – Desfile dos trabalhadores das autarquias do concelho de Almada, com concentração frente à Câmara Municipal. Pela exigência de aumento dos salários e contra o aumento do custo de vida;
» Dias 22, 23 e 26 – Greve dos trabalhadores da recolha nocturna de resíduos do Município de Oeiras. Contra a alteração unilateral dos horários de trabalho e pela manutenção dos turnos fixos de segunda a sexta-feira;
» De 25 a 1 de Janeiro – Greve na MAIAMBIENTE. Pela negociação de um Acordo de Empresa, horário semanal de 35 horas para todos e respeito pela liberdade de filiação sindical.

Além destas iniciativas, o STAL mobilizará para um “Cordão Reivindicativo”, promovido pela Frente Comum no dia 16 Janeiro (11h00), da Praça do Rossio ao Cais das Colunas, em Lisboa; e irá realizar um Plenário Nacional na primeira quinzena de Fevereiro.

Importa ainda em 2024, em que se assinala o 50.º aniversário da Revolução de Abril, reafirmar a defesa das suas principais conquistas e do seu nobre ideário de Liberdade. E como em 25 de Abril de 1974, será também pela Luta, com determinação e unidade, que os trabalhadores e o STAL conseguirão concretizar as suas propostas para garantir uma vida digna e melhores condições de trabalho, bem como o reforço dos Serviços Públicos e das Funções Sociais do Estado. Em suma, falta cumprir Abril, na sua plenitude.

Votos de Festas Felizes e um Bom Ano 2024

A Direcção Nacional do STAL

Pin It