WhatsApp Image 2023 11 23 at 16.12.46 f6057
VALORIZAÇÃO DOS POLÍCIAS MUNICIPAIS TEM DE CONTINUAR

Além desta conquista, os trabalhadores manterão os pontos para efeito de progressão, uma das exigências do STAL acolhida também pelo Governo. E já a partir de Janeiro de 2024 será aplicada à carreira de Polícia Municipal a actualização da Tabela Salarial-TRU. Trata-se de uma grande vitória do nosso Sindicato e destes trabalhadores.

O STAL regista como positivo o reconhecimento dos profissionais desta carreira de regime especial não revista, mas a luta prossegue em defesa das demais reivindicações, porque há dinheiro para o Governo ir mais além, e nem a demissão do Primeiro Ministro altera a urgência da resolução dos problemas há muito denunciados.

Esta justa valorização dos trabalhadores – uma vitória que resulta da sua unidade e determinação, apoiada pelo STAL – peca por tardia (em resultado das opções políticas dos sucessivos governos do PS e PSD/CDS, com a conivência da IL e do CH), tendo estado a progressão estagnada durante muitos anos, o que acentuou a degradação do poder de compra destes profissionais e conduziu à desvalorização profissional.

Este quadro gravoso foi sempre denunciado pelo STAL nas reuniões na Secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, em que reafirmou a necessidade urgente de valorizar a carreira e os trabalhadores, assim como a de melhorar as condições de trabalho.

O STAL reafirma que a decisão do Governo continua aquém das reivindicações apresentadas, designadamente:

» Revisão da carreira, mantendo a estrutura pluricategorial;
» Atribuição de subsídio de risco no montante auferido na PSP, acompanhando a sua evolução;
» Aplicação do “acelerador” de progressões, tornando-as mais céleres e sem bloqueios;
» Aplicação dos suplementos de piquete e de disponibilidade;
» Clarificação das funções e formação profissional contínua;
» Revogação do SIADAP e criação de um sistema de avaliação justo, sem quotas e que permita a progressão na carreira;
» Pagamento do abono para falhas;
» Patrocínio judiciário em processos em que os trabalhadores sejam envolvidos.

HÁ DINHEIRO E HÁ SOLUÇÕES!

O actual contexto político, marcado pela demissão do Primeiro Ministro e pela anunciada realização de eleições legislativas em 10 de Março, em nada altera a urgência da resolução dos problemas que afectam os polícias municiais e há muito denunciados pelo STAL.

O governo PS, com o tão ‘badalado’ excedente orçamental – de mais de 2 mil milhões de euros! –, tem condições para responder, de forma positiva, às reivindicações dos trabalhadores. Haja é vontade política para o fazer, porque há dinheiro e há soluções!

O STAL continuará a lutar pela dignificação e especificidades das carreiras e pela valorização destes trabalhadores, bem como a sua acção de esclarecimento e de mobilização dos trabalhadores da carreira de Polícia Municipal, reafirmando a sua proposta de revisão da carreira e comprometendo-se a garantir que as justas reivindicações dos Polícias Municipais sejam consideradas pelo Governo.

Pin It