privatizarDepois da privatização do serviço público de abastecimento de água, sem que isso se tenha traduzido em melhores serviços e em preços mais acessíveis, bem pelo contrário, a maioria PS pretende entregar a recolha de lixo a uma empresa privada, comportando-se desta forma como uma espécie de comissão liquidatária dos serviços municipais.

O STAL condena firmemente esta intenção que, a concretizar-se, conduzirá, mais cedo que tarde, como as experiências de privatização noutras localidades demonstram, à redução da qualidade dos serviços, à degradação das condições de trabalho e ao aumento dos custos para o município e populações.

A recolha de resíduos é uma competência municipal, é uma tarefa essencial ao bem-estar e à saúde pública, como é hoje ainda mais evidente, que deve permanecer no domínio público, sob gestão pública municipal.

Para o STAL, o serviço municipal reúne todas as condições para prestar, com vantagem relativamente ao sector privado, cujo principal objectivo é o lucro, melhores serviços às populações e melhores condições de trabalho aos trabalhadores que executam essas tarefas.

A privatização não é solução!

O caminho é apostar e investir na modernização do serviço público de resíduos. Essa é a melhor forma de salvaguardar os interesses dos trabalhadores e das populações.

 

Pin It