GREVE DE 24 HORAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO DIA 17 E MANIFESTAÇÃO NACIONAL EM LISBOA NO DIA 18

A unidade e determinação dos trabalhadores, de todos os sectores de actividade, são determinantes para defender direitos e dar mais força ao combate por aumento dos salários, melhores condições de vida e de trabalho, e pela dignidade profissional de quem presta Serviços Públicos essenciais à população.

Nos dias 17 e 18 deste mês, os trabalhadores voltam a mobilizar-se, e em força, numa grande jornada de luta convergente: a Greve Nacional de 24 horas da Administração Pública (promovida pela Frente Comum, na sexta-feira) e a Manifestação Nacional em Lisboa (convocada pela CGTP-IN, no sábado).

Esta será mais uma grande ocasião em que os trabalhadores de todos os sectores, e a população em geral, demonstrarão o seu profundo descontentamento e contestação às opções políticas do governo PS que têm conduzido ao empobrecimento generalizado e agravado as condições de vida, marcadas pelo brutal aumento dos preços dos bens essenciais, da energia e das rendas/prestação da casa.

No caso concreto dos trabalhadores da Administração Pública, este será o 14.º ano em que vão perder poder de compra, sendo por isso imperioso e urgente inverter este caminho de degradação das condições de vida e de trabalho, reclamando os trabalhadores ao governo PS uma resposta urgente e positiva às exigências que constam da Proposta Reivindicativa Comum (PRC) para 2023, apresentada pela Frente Comum, mas que o executivo de António Costa insiste em ignorar, perpetuando assim o empobrecimento dos trabalhadores, pensionistas e reformados, bem como o desinvestimento nos Serviços Públicos (em meios humanos e técnicos), que a municipalização só vai agravar.

A este quadro soma-se a precariedade laboral (sobretudo entre os mais jovens), a falta de condições de trabalho dignas e de atractividade para o desempenho da nobre missão da Administração Pública.

GOVERNO “ASSOBIA PARA O LADO” PERANTE AS PROBLEMAS

As condições de vida, que se têm vindo a agravar, acentuaram-se de forma mais grave no ano passado com a escalada brutal da taxa de inflação (que registou os valores mais altos desde 1992) e dos preços dos bens essenciais e da energia, com os trabalhadores a sentirem o salário “encolher” todos os meses, enquanto estes se “tornam” cada vez maiores.

Em contraste, as principais empresas acumulam lucros obscenos de milhares de milhões de euros – só no 1.º semestre de 2022, 21 grandes grupos económicos tiveram mais de 4,2 mil milhões de euros em lucros –, acentuando-se as desigualdades sociais e económicas, assim como a exploração, fruto da especulação cada vez mais gananciosa do grande capital.

Perante esta situação, o que faz o governo PS? “Assobia para o lado”, ignorando as sérias dificuldades com que se debatem milhões de trabalhadores, pensionista e reformados, e da população em geral, sobretudo a economicamente mais desfavorecida.

Mas, o mesmo Governo que rejeita as exigências dos trabalhadores por melhores condições de vida tem os “bolsos a abarrotar”: arrecadou 52.024,7 milhões de euros em impostos em 2022, mais 14,1% que em 2021! E as recentes correcções das tabelas de retenção do IRS não repõem a justiça fiscal, continuando a penalizar os rendimentos do trabalho.

É imperioso e urgente que o governo PS tribute os lucros extraordinários de todos os sectores económicos e que fixe os preços dos bens essenciais, de forma a impedir a descontrolada especulação a que se assiste.
Existem, objectivamente, todas as condições para reverter este caminho de empobrecimento, e garantir o reforço dos direitos e das legítimas expectativas de melhores condições de vida e laborais dos trabalhadores da Administração Pública, que exigem a negociação efectiva da PRC2023!

 

MAIS SALÁRIO JÁ!
O “acordo histórico” assinado entre o governo PS e a UGT em Outubro, e as ditas “medidas de valorização salarial”, ocorridas em Janeiro, não travaram a degradação salarial. A actualização média dos salários de apenas 3,6% não repõe o poder de compra e agrava o empobrecimento dos trabalhadores da Administração Pública que, só em 2022, perderam 1 mês de salário e, desde 2009, perderam, em média, 3 salários por ano! O governo PS, que se diz “de contas certas”, tem de acertar as contas com os trabalhadores: aumentar os salários no imediato em 10%, e num mínimo de 100€ para todos; e fixar os limites máximos dos preços de bens e serviços essenciais, bem como taxar os lucros “extraordinários” das grandes empresas!

CORRIGIR A TABELA SALARIAL (TRU)
Os aumentos do Salário Mínimo Nacional (SMN), ainda que insuficientes, ao não terem repercussão na TRU, levaram à eliminação de posições remuneratórias e a compressão dos níveis/escalões, deixando muitos milhares de trabalhadores sem receber mais do que o SMN e muitos, com décadas de experiência, ganham o mesmo de quem agora entrou. É urgente acabar com esta injustiça, corrigir a TRU e respeitar a Lei, repondo as diferenças relativas entre as diferentes carreiras na Administração Pública!

REVOGAR O SIADAP
Recusando a proposta de revogação do SIADAP, o governo PS quer impor uma maquilhagem que torna pior o que já é mau: novas menções, mais competências e as mesmas quotas e pontos para progredir. É essencial revogar o SIADAP e substituí-lo por um sistema de avaliação formativo, equitativo, transparente e sem quotas, que valorize realmente os trabalhadores, potenciando o desenvolvimento e progressão profissionais e a recuperação, valorização e dignificação das carreiras profissionais e que promova a satisfação e a motivação de quem trabalha e, por conseguinte, a melhoria dos Serviços Públicos.

VALORIZAR AS CARREIRAS PROFISSIONAIS
São milhares as carreiras destruídas, as profissões desprezadas e atiradas para o “Regime Geral” por um governo do PS sem oposição do PSD, nem do CDS-PP. Esta é uma opção errada: não trouxe qualquer melhoria na realidade do trabalho, nem nas profissões e tarefas desenvolvidas pelos trabalhadores, pelo contrário, desvalorizou todo o trabalho na Administração Pública. O STAL exige a valorização das Carreiras Profissionais, como elemento essencial à valorização dos Serviços Públicos!

REFORÇAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS
O caminho de promiscuidade entre o sector público e privado tem de ser invertido. A política de direita prosseguida pelo Partido Socialista – com o apoio claro do PSD, da Iniciativa Liberal e do Chega – impôs o desinvestimento dos Serviços Públicos, a precarização dos vínculos e o encerramento de serviços, com óbvios prejuízos para os trabalhadores e as populações. O STAL exige o fim da precariedade e a contratação imediata e com direitos; o financiamento adequado dos Serviços Públicos; e o reforço das Funções Sociais do Estado.

  MG 9497 Centrais b3448

ESTAMOS EM LUTA PARA EXIGIR:

• A imediata alteração das posições remuneratórias, a todos os trabalhadores da categoria de Assistente Operacional com 30 ou mais anos de serviço a 31 Dez. 2022, contabilizando todo o tempo de serviço;

• A regulamentação e aplicação correcta do SPI, com a inclusão do Risco; dos suplementos de Disponibilidade Permanente e de Prevenção ou Piquete;

• A reposição integral do direito à indemnização devida por motivo de acidente de trabalho e/ou doença profissional;

• O fim das políticas de empobrecimento que o governo PS continua a manter;

• A devolução da dignidade e a valorização os trabalhadores, porque existem verbas e condições financeiras para valorizar os salários;

• A fixação dos preços dos bens e serviços essenciais e a taxação dos lucros “extraordinários”;

• A valorização do trabalho e pelo reforço dos serviços públicos.

PARTICIPA E MOBILIZA. TEMOS DIREITO A VIVER COM DIGNIDADE!

Pin It
2 TomadaPosse 2eb6fNOVOS ÓRGÃOS NACIONAIS E REGIONAIS PARA O QUADRIÉNIO 2024-2027

Neste ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução de Abril e os 49 anos do STAL, os novos órgãos nacionais e

...

3 Editorial a7ba2Perante o quadro político saído das eleições legislativas, de 10 de Março – cujo resultado é mau para o País e para os trabalhadores –, os trabalhadores da Administração Local sabem que podem

...
José Torres | Jurista
4 ACT 6e91cA MOBILIDADE E OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A mobilidade na categoria tem dado azo a que os trabalhadores sejam

...
4 ACT 5e285MOROSIDADE DAS ACÇÕES INSPECTIVAS PREJUDICA os TRABALHADORES

O Sindicato releva a importância do papel fiscalizador da Autoridade para as Condições do Trabalho, essencial para o cumprimento dos

...
Luís Corceiro | Advogado
5 Constituicao df170São 50 anos de Abril e 48 da Constituição da nossa 3.ª República. Aquela que certa
...
6 Cartazes 25Abril 1Maio 839deREVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974

Neste mês, assinala-se o meio século da derrota do regime fascista em Portugal. Associando-se à efeméride, o «Jornal do STAL»

...
8.GreveFCC a0f30PARALISAÇÃO DE DOIS DIAS NA FCC ENVIRONMENT PORTUGAL

Os trabalhadores do pólo de Marco de Canavezes, fartos da falta de resposta da administração, realizaram uma luta nos dias 30 de Março e

...
8 AdP 4d217GRUPO ÁGUAS DE PORTUGAL NÃO CUMPRE ACORDO COLECTIVO DE TRABALHO

O STAL exige que a administração dê resposta positiva às justas reivindicações dos trabalhadores, reafirmando a sua luta e a sua

...
9 PlenarioSTAL 98a34PLENÁRIO NACIONAL DO STAL JUNTA MAIS DE 500 SINDICALISTAS EM LISBOA

Os dirigentes e delegados sindicais analisaram e discutiram a actualidade político-sindical no País e os

...
9 CongressoCGTP ff28fCOM 60 DELEGADOS PRESENTES

A presidente do Sindicato, Cristina Torres, destacou a “força imensa, a garra e a firmeza” deste imenso colectivo, que é “a primeira e a mais importante

...
10 RespostasNovoGoverno 679c1OS PRINCIPAIS DESAFIOS AO NOVO GOVERNO

Neste ciclo político que agora se iniciou, é preciso reafirmar que o novo governo deverá ter, como objectivo prioritário,

...
12 EntrevistaCTorres ebb40CRISTINA TORRES, PRESIDENTE DO STAL, É PEREMPTÓRIA:

Nesta primeira entrevista, empossada nas novas funções, a dirigente sindical indica o caminho para enfrentar os

...
14 DossierCarreirasIII 254bcMAIS EXERCÍCIOS EXEMPLIFICATIVOS DA SUPRESSÃO DE DIREITOS

Nesta edição trazemos à colação o que se passa com as chamadas carreiras “subsistentes”, e também com a

...
16 Regioes EMARP 81e51FRUTO DA LUTA DETERMINADA DOS TRABALHADORES E DO STAL

Revisão do AE da EMARP representa mais direitos e benefícios

O STAL assinou, em 22 de Dezembro, um acordo com a

...
18 ADSE d79a5ALTERAÇÕES NOS REEMBOLSOS NO REGIME LIVRE

Este ano, as autarquias deixaram de financiar os cuidados de Saúde dos seus trabalhadores beneficiários e familiares, assumindo a ADSE essa

...
19 Internacional 02dceO COMBATE QUE VALE A PENA TRAVAR!

Cillian Murphy, no seu discurso em Hollywood, após receber o Óscar de melhor actor principal, afirmou: «Fizemos um filme sobre o homem que fez

...
Victor Nogueira
20 Internet a142c1.º DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

«Abomináveis na grandeza
os reis da mina e da fornalha
edificaram a

...
20 1SindicatoSector 29c76A 24 DE AGOSTO DE 1975

Tal só foi possível após uma greve de 13 dias. O então governo de Pinheiro de Azevedo, a braços com a inédita paralisação das câmaras e com o lixo a

...
21 PostalMulher 8d85b8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

Este ano, a celebração teve um significado particular, já que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, que afirmou a

...

21 Quotas 78e41Até agora, por cada 1€ de quotas, um contribuinte sindicalizado deduzia 1,5€ em IRS, passando agora a deduzir 2€. Assim, estar sindicalizado tem cada vez mais vantagens: pagando quotas para o

...
Selecção de Ermelinda Morgado
22 Poesia afaeaTANTO MAR

Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo para

...
António Marques
23 Conhecer 168a0ALDEIA HISTÓRICA DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS

A aldeia, do município de Arcos de Valdevez, tem nos socalcos uma

...
24 EleicoesEuropeias ac5a1ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

As eleições europeias são um momento importante de luta por uma Europa mais solidária, de progresso, de Paz e cooperação entre Estados

...
Greves na RESINORTE (26 de Abril) e na...
Ter., Abr. 23, 2024
STAL promove plenários de trabalhadores...
Seg., Abr. 22, 2024
17 de Maio | Jornada Nacional de Luta dos...
Qui., Abr. 18, 2024
"O programa do novo governo não traz nada...
Qua., Abr. 17, 2024
STAL participou no 10.º Congresso do...
Seg., Abr. 15, 2024
Defender o SNS, cumprir Abril
Sex., Abr. 05, 2024
ACEP | Trabalhadores municipais de Castelo...
Sex., Abr. 05, 2024
RESINORTE | “Ovos da Páscoa” com...
Qua., Abr. 03, 2024
6 DE ABRIL | Acção de solidariedade com a...
Ter., Abr. 02, 2024
Greve dos trabalhadores da recolha de...
Ter., Abr. 02, 2024
ANMP disponível para interceder junto das...
Seg., Abr. 01, 2024
STAL promove acção de denúncia e protesto...
Qua., Mar. 27, 2024
Fazer a Paz com (a)água!
Sex., Mar. 22, 2024
É tempo de agir e de lutar!
Qui., Mar. 14, 2024
Jornada Reivindicativa da Frente Comum por...
Qua., Mar. 13, 2024
A luta continua pela afirmação da igualdade...
Sex., Mar. 08, 2024