Sapadores SaemGanharNegociacoes Site da97fACORDO GARANTE GANHOS REAIS PARA TODOS OS TRABALHADORES

Após um intenso processo negocial, que durou cerca de três meses e realizado após cerca de duas décadas de reivindicações, a plataforma sindical (constituída por cinco sindicatos) e o Governo assinaram um Acordo que permite uma significativa valorização das condições remuneratórias da carreira dos Bombeiros Sapadores e deixa abertas as portas para continuar a negociar as restantes matérias constantes no respectivo Estatuto Profissional.

O acordo alcançado prevê:

A MANUTENÇÃO DAS 7 CATEGORIAS
O Acordo mantém as sete categorias da carreira de Bombeiro Sapador, tendo sido excluída a proposta inicial do Governo, que pretendia a redução para cinco categorias.

A MANUTENÇÃO DAS 35 HORAS SEMANAIS
O Acordo garante as 35 horas semanais de trabalho e afasta a proposta de 31,5 horas de trabalho suplementar para além do horário normal por mês que tinha sido avançada pelo Governo.

O SUPLEMENTO DE BOMBEIRO SAPADOR
O suplemento relativo aos fatores de risco, insalubridade, penosidade e prontidão de comparência será pago em percentagem da retribuição base, durante 12 meses.
Além disso, o conceito de "disponibilidade permanente" foi eliminado na legislação dos Bombeiros Sapadores, encerrando as incertezas sobre o direito de pagamento e a justificação para o seu acionamento nos Corpos de Bombeiros Sapadores.
O suplemento, calculado sobre o vencimento base, será distribuído da seguinte forma:

 
SUPLEMENTO DE BOMBEIRO SAPADOR
  PRAÇAS CHEFIAS
2025 10% 10%
2026 15%  12,5%
2027 20%  15%

 

TRANSIÇÃO PARA A POSIÇÃO REMUNERATÓRIA CERTA
Na transição para a nova tabela salarial, que evolui de 2 em 2 níveis, os trabalhadores são colocados numa posição remuneratória certa.
Em 2025, a 1.ª posição remuneratória corresponde ao nível 12 e, em 2026, ao nível 13.

A MANUTENÇÃO DOS PONTOS DO SIADAP
O Acordo garante que, na transição para a nova tabela salarial, os trabalhadores não perderão pontos acumulados no SIADAP.

A PROGRESSÃO SALARIAL AUTOMÁTICA
O Acordo prevê que, a partir de 2027 ou 2028, todos os Bombeiros com 10 anos de serviço, incluindo o ano de recruta, progridam automaticamente 1 escalão remuneratório, medida que abrangerá a esmagadora maioria dos profissionais no activo e que se traduz num aumento salarial de 105 €.

Ficou assegurado que, em caso de promoção, o trabalhador terá sempre uma valorização superior àquela que teria se decorrente de uma progressão remuneratória.

As partes acordaram que, em sede de negociação do diploma, será garantida a mesma cadência na transição para as novas posições remuneratórias da nova tabela, evitando, assim, injustiças.

Finalmente, importa salientar a unidade e a persistência dos trabalhadores numa luta que conduziu a sucessivas aproximações do Governo às justas reivindicações dos Bombeiros Sapadores, que assim vêem valorizada e reconhecida a sua carreira, uma vez que, após a entrada em vigor de todas as componentes do Acordo, todos os trabalhadores terão uma valorização acima dos 35% face às suas remunerações actuais.

Os próximos passos consistem na discussão do projecto de diploma que operacionaliza o Acordo, a continuação da revisão do Estatuto Profissional dos Bombeiros Sapadores, incluindo matérias como a aposentação e o reconhecimento da profissão como sendo de desgaste rápido, o tempo e o horário de trabalho, e o SIADAP adaptado, sendo que, para essas negociações, os sindicatos voltarão a colocar “em cima da mesa” a reivindicação de entrada na carreira pelo valor do nível 14 e uma valorização superior do Suplemento de Bombeiro Sapador.

 

VER STAL-INFORMA N.º 8

VER STAL-INFORMA N.º 7

VER STAL-INFORMA N.º 6

VER STAL-INFORMA N.º 5

VER STAL-INFORMA N.º 4

VER STAL-INFORMA N.º 3

VER STAL-INFORMA N.º 2

VER STAL-INFORMA N.º 1

powered by social2s
Participação crescente na preparação da V...
Ter., Jul. 14, 2026
POLÍCIA MUNICIPAL | Contra-proposta do...
Qua., Jul. 08, 2026
FISCALIZAÇÃO | Contra-proposta do STAL,...
Qua., Jul. 08, 2026
A luta continua por mais direitos, melhores...
Sex., Jul. 03, 2026
STAL inaugura nova sede nacional
Ter., Jun. 30, 2026
Com o nosso forte empurrão, o “pacote...
Seg., Jun. 29, 2026
O dia é de vitória, mas a luta é para...
Sex., Jun. 19, 2026
18 JUNHO | Vamos exigir a derrota do...
Seg., Jun. 15, 2026
Recolha do lixo paralisada ao início desta...
Qua., Jun. 03, 2026
GREVE GERAL 3 JUNHO |...
Sáb., maio 30, 2026
Proposta de lei entregue no Parlamento pelo...
Sáb., maio 30, 2026
Trabalhadores das autarquias e sector...
Seg., maio 18, 2026
STAL ouvido no Parlamento sobre suplemento...
Sex., maio 15, 2026
3 JUN | Greve Geral - Derrotar o pacote...
Seg., maio 11, 2026
Portalegre | Trabalhadores exigem a...
Sex., maio 08, 2026
STAL sorteou jogos da Constituição pelos...
Sex., maio 08, 2026