Em reunião do Conselho de Secretariados, realizada em Aveiro, no mês de Janeiro, foi deliberado marcar as eleições para os Corpos Gerentes do STAL para o dia 20 de Abril, tendo estes sido empossados no dia 21 de Maio, em Santarém.

O Conselho de Secretariados, reunido extraordinariamente a 9 e 10 de Julho, delibera a aquisição de instalações para a Sede da Direcção Nacional do STAL, sendo adquirida parte de um edifício junto à Praça de Touros de Santarém.

Em 24 de Outubro realiza-se a primeira reunião entre as direcções dos Sindicatos da Administração Pública (Administração Central, Regional e Local), na qual participaram 25 Sindicatos, representativos de 95 por cento dos trabalhadores do sector e que teve por objectivo prioritário a luta comum pela Lei de Bases e pelo montante salarial a inscrever no Orçamento Geral do Estado para 1978.

Na sequência desta reunião, é constituída a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, que integra a maioria esmagadora dos Sindicatos e duas Federações (Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública e Federação Nacional dos Professores), dos trabalhadores da Administração Central, Regional e Local.

Entre os objectivos da Frente destacamse a articulação dos problemas específicos da cada sector e a representação dos trabalhadores da Administração Pública nas negociações com o Governo. O Plenário dos Sindicatos é órgão deliberativo da Frente Comum, que conta ainda com um secretariado ao qual cabe escolher os membros para integrarem a Comissão Negociadora Sindical.

Em Novembro, é editado o primeiro número do Boletim Informativo do STAL.

A 22 deste mesmo mês é entregue ao Secretário de Estado da Administração Pública a Proposta Reivindicativa Comum, subscrita por 23 Sindicatos da Administração Pública.

Ainda a 17 de Novembro, é celebrado um protocolo de acordo entre o Governo e o STAL, no sentido de ser promovida a uniformização de critérios para toda a Administração Regional e Local (Boletim n.º 2).

Uma delegação do STAL participou, em Belgrado, na 1ª Conferência Europeia dos Trabalhadores das Autarquias Locais.

Pin It
Defender o SNS, cumprir Abril
Sex., Abr. 05, 2024
ACEP | Trabalhadores municipais de Castelo...
Sex., Abr. 05, 2024
RESINORTE | “Ovos da Páscoa” com...
Qua., Abr. 03, 2024
6 DE ABRIL | Acção de solidariedade com a...
Ter., Abr. 02, 2024
Greve dos trabalhadores da recolha de...
Ter., Abr. 02, 2024
ANMP disponível para interceder junto das...
Seg., Abr. 01, 2024
STAL promove acção de denúncia e protesto...
Qua., Mar. 27, 2024
Fazer a Paz com (a)água!
Sex., Mar. 22, 2024
É tempo de agir e de lutar!
Qui., Mar. 14, 2024
Jornada Reivindicativa da Frente Comum por...
Qua., Mar. 13, 2024
A luta continua pela afirmação da igualdade...
Sex., Mar. 08, 2024
Dia Internacional da Mulher trabalhadora -...
Ter., Mar. 05, 2024
STAL no XV Congresso da CGTP-IN
Seg., Mar. 04, 2024
Greve ao trabalho suplementar mantém-se por...
Sex., Fev. 16, 2024
Um novo rumo para o País está nas tuas mãos
Dom., Fev. 11, 2024
Trabalhadores da Administração Local exigem...
Qui., Fev. 08, 2024