Este período de dez anos ficou marcado pela perda do poder de compra dos salários da Administração Pública e pela generalização do trabalho precário nas autarquias.


A atitude anti-social e anti-negocial dos governos do PSD, liderados por Cavaco Silva, e as constantes ofensivas contra os trabalhadores e o Poder Local democrático obrigaram o STAL a desenvolver uma grande acção de resistência, com acções de protesto contra sucessivas inciativas legislativas contrárias aos direitos adquiridos.

Porém, a precaridade de emprego instala-se na Administração Local, através da utilização indiscriminada dos contratos a prazo e dos «recibos verdes» - o falso trabalho independente. Esta ofensiva atinge o seu auge com a publicação da lei dos disponíveis (ver decreto) e, já em 1995, com um decreto que pretende limitar a 20 mil contos as obras das autarquias por administração directa (medida felizmente abortada graças à oposição firme do sector), que a concretizar-se implicaria o despedimento de milhares de trabalhadores da Administração Local.

Durante dez anos de vigência dos Governos do PSD, poucas foram as respostas às solicitações e exigências apresentadas. Em vez disso, registaram-se retrocessos que só não foram mais adiante porque a organização dos trabalhadores lhes fez uma tenaz oposição.

Sem nunca abdicar das reivindicações fundamentais, entre a quais se destacam a reestruturação das carreiras e a aplicação do subsídio de insalubridade penosidade e risco, a luta dos trabalhadores permitiu todavia que no início desta década fosse conquistado o horário máximo semanal de 40 horas na Administração Local.

Num outro campo, ao nível das relações internacionais, o STAL intensificou a sua intervenção recebendo como resultado manifestações de solidariedade.

powered by social2s
Mobilizar os trabalhadores dos resíduos e...
Ter., Abr. 28, 2026
Defesa dos valores de Abril e da...
Dom., Abr. 26, 2026
Tornar o 1.º de Maio uma grande jornada de...
Qua., Abr. 22, 2026
Objectivo final da luta é a carreira de...
Ter., Abr. 21, 2026
Muitos milhares protestam em Lisboa contra...
Dom., Abr. 19, 2026
Tribunal confirma: trabalho em dia feriado...
Qui., Abr. 16, 2026
Suplemento de agente único será discutido...
Ter., Abr. 14, 2026
Uma centena de trabalhadores e convidados...
Seg., Abr. 13, 2026
Todos por cuba
Qui., Abr. 09, 2026
Cumprir a Constituição é honrar Abril!
Qui., Abr. 02, 2026
Manifestação nacional | 17 Abril | 14h30 |...
Ter., Mar. 31, 2026
Perante o retrocesso, o caminho é a luta!
Sáb., Mar. 28, 2026
STAL discute situação no sector empresarial...
Sex., Mar. 27, 2026
Greve de três dias na WEMOB
Sex., Mar. 27, 2026
Coimbra recebe V Conferência Sindical do...
Ter., Mar. 24, 2026
STAL avança com aviso de greve para...
Qui., Mar. 19, 2026