A orientação neo-liberal do Governo tem agravado as condições de vida dos trabalhadores da Administração Local e apostado na retirada de direitos há muito conquistados pelo sector. Esta caracterização foi aprovada pelo 4.º Congresso do STAL, realizado nos dias 14 e 15 de Abril passado, em Portimão, no qual participaram mais de 460 delegados.

O Congresso manifestou igualmente preocupação pela ofensiva destruidora do carácter público da prestação de serviços essenciais, através da sua concessão a empresas privadas.

A firme oposição do STAL a estes processos conta com o apoio dos trabalhadores que vêem neles não só uma ameaça real aos seus direitos e condições de trabalho e à estabilidade de emprego, como também um factor de degradação das condições sociais e qualidade de vida das populações.

O Congresso elegeu como principais áreas de intervenção o aumento dos salários e pensões, a valorização das carreiras, bem como o cumprimento integral do acordo subscrito entre Governo e sindicatos em 1996. Deste continuam por aplicar medidas eficazes de combate ao emprego precário na Administração Pública, uma verdadeira reestruturação de carreiras que valorize e dignifique aqueles que dão o seu melhor ao serviço do bem-estar das populações, bem como o suplemento de insalubridade, penosidade e risco, cuja prometida regulamentação continua a ser inexplicavelmente adiada.

Loures Parque | Luta dos trabalhadores...
Ter., Abr. 29, 2025
Abril com a força de Maio é garantia de...
Ter., Abr. 29, 2025
STAL reafirma exigência do investimento na...
Ter., Abr. 29, 2025
STAL apresenta o seu 1.º “Caderno...
Qui., Abr. 24, 2025
Cascais Ambiente | Greve arranca com adesão...
Seg., Abr. 21, 2025
IV Plenário Nacional dos trabalhadores da...
Sáb., Abr. 19, 2025
AdP | Basta de empobrecer
Sex., Abr. 18, 2025
Trabalhadores da EMAC - Cascais Ambiente...
Qua., Abr. 16, 2025
Comemorações dos 50 anos do STAL arrancam...
Seg., Abr. 14, 2025
STAL assinala aniversário com debate,...
Seg., Abr. 07, 2025
Manif 5 Abril | Milhares de trabalhadores...
Sáb., Abr. 05, 2025
Jovens trabalhadores rejeitam empobrecer a...
Sex., Mar. 28, 2025
AdP | Trabalhadores exigem atribuição do...
Sex., Mar. 28, 2025
5 DE ABRIL, SAI À RUA! Manif. nacional em...
Seg., Mar. 24, 2025
Frente Comum exige reforço dos Serviços...
Sex., Mar. 14, 2025
A luta dos trabalhadores dos SMTUC leva...
Sex., Mar. 14, 2025