STAL MARCOU FORTE PRESENÇA
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a garantia do acesso universal à generalidade dos cuidados de Saúde, independentemente das condições económicas e sociais de cada um, premissas essenciais à qualidade de vida da população e ao desenvolvimento do País.
A sua defesa, exigindo investimento e melhoria das suas respostas, é uma luta de todos e para todos.
O STAL marcou forte presença nas diversas acções desenvolvidas neste sábado, 16 de Setembro, inseridas na “Jornada Nacional de Defesa e Reforço do SNS”, convocada pela CGTP, e que decorreram em todo o País.
Por um SNS público, universal e gratuito
Nesta jornada de luta por um SNS Público, Universal, Gratuito participaram trabalhadores, profissionais de saúde e população em geral, em prol da defesa deste importante direito de Abril, consagrado na nossa Constituição, mas que se encontra sob intenso ataque, fruto de décadas de políticas de direita, que o actual governo do PS aprofunda.
As opções do Executivo de António Costa conduziram a um inaceitável desinvestimento e subfinanciamento do SNS, situação que só serve os grupos privados do sector, para os quais vai quase metade da verba do Orçamento do Estado afecto à Saúde, alimentando este verdadeiro “negócio da doença”.
Em causa está a exigência de mais meios (humanos, técnicos e financeiros); de uma organização que assegure, a todos, o acesso ao Serviço Nacional de Saúde e, através dele, a cuidados globais, integrados, de qualidade e em tempo útil; assim como a urgente valorização de todos os profissionais de Saúde.