Orçamento do Estado para 2018 fica muito aquém das expectativas dos trabalhadores

frente comum dfe8b 1f10a aa6eeAUMENTAR SALÁRIOS, VALORIZAR CARREIRAS, ERRADICAR A PRECARIEDADE

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública reconhece que o Orçamento de Estado para 2018 continua o caminho ainda que de forma insuficiente para a reposição de direitos e remunerações. Salienta, contudo, que as medidas aprovadas estão longe de responderem às expectativas criadas e às reais necessidades dos trabalhadores, em particular, no que respeita aos aumentos dos salários e consequente recuperação do poder de compra.

O descongelamento das “carreiras”, tornando possível o seu desenvolvimento quer por progressão quer por promoção, é sem dúvida um ponto positivo que contrasta com o congelamento imposto desde 2005 à maioria dos trabalhadores sendo que muitos deles não tiveram qualquer evolução desde 2002.

Ler mais...

Coimbra sem recolha de lixo

20161230 094956 61f07 GREVE NA RECOLHA URBANA DE RESÍDUOS COM 95% DE ADESÃO

A Greve decretada pelo STAL para a Recolha Urbana de Resíduos iniciada hoje, e que se prolonga até ao próximo dia 2, contou com uma adesão de 95%, apenas ficando assegurados os serviços mínimos para dar resposta a necessidades sociais impreteríveis da população, designadamente junto à zona hospitalar e ao mercado municipal.

Os trabalhadores estão em Luta contra a degradação muito acentuada deste serviço público essencial e pela sua urgente melhoria, tendo em conta a eternização de falta de respostas adequadas do Município, que passam entre outros, pela contratação de um mínimo de 50 trabalhadores e aquisição de viaturas e equipamentos de trabalho.

Ler mais...

Provedor de Justiça dá razão ao STAL

Provedor thumb 28520 PRESTAÇÕES POR INCAPACIDADE PERMANENTE

O Provedor de Justiça pediu ao Tribunal Constitucional a fiscalização da constitucionalidade de normas relativas à acumulação de prestações por incapacidade permanente causada por acidente de trabalho ou doença profissional, ao serviço de entidades empregadoras públicas.

A decisão, anunciada dia 23, dá resposta a uma exposição apresentada pelo STAL em Abril passado, no qual solicitava ao Provedor de Justiça que requeresse ao Tribunal Constitucional a fiscalização de uma norma aprovada pelo anterior Governo que proíbe a acumulação de prestações por incapacidade parcial permanente.

Ler mais...

Confiança na luta

161219 PostalNatal min 4d93e

O ano que termina veio provar que a chamada política de austeridade, de ataque aos direitos laborais e de empobrecimento dos trabalhadores, afinal, não é uma inevitabilidade.

Estamos convictos de que, com a luta de todos, o ano de 2017 provará que é possível ir mais longe na dignificação de quem trabalha, na valorização dos serviços públicos, na promoção de emprego estável e com direitos.

Ler mais...

«Água é de todos»: Iniciativa legislativa de cidadãos volta ao Parlamento

A campanha «Água é de todos», plataforma que o STAL integra desde a sua criação, divulgou que a iniciativa legislativa de cidadãos, entregue em 2013, volta ao debate parlamentar na próxima sexta-feira, 23, a partir da 10 horas.


Na sessão será discutido o Projecto de lei nº 358/XIII «Protecção dos direitos individuais e comuns à água», da autoria do PCP, que assume e reapresenta a iniciativa legislativa de cidadãos (ILC) com o mesmo nome.

Ler mais...

Subcategorias