IV CONFERÊNCIA SINDICAL DO STAL EM SETEMBRO

Fazer deste encontro uma poderosa jornada de participação e de luta é um dos seus objectivos, sobretudo neste tempo de grandes dificuldades para os trabalhadores da Administração Local, com o acentuar das desigualdades e da exploração, do agravamento do custo de vida e da degradação das condições de trabalho, intensificadas pelas políticas do governo PS.

O STAL agendou a sua IV Conferência Sindical para 20 de Setembro, com o lema «Com os Trabalhadores, por melhores condições de Vida e de Trabalho - Pelo reforço do Poder Local e dos Serviços Públicos».

Esta será uma reunião magna dos trabalhadores da Administração Local, com centenas de delegados eleitos em todos os distritos e regiões autónomas, em representação de milhares de trabalhadores. Nesse dia, ali estarão em análise e discussão os muitos problemas concretos e as reivindicações dos diversos sectores e profissões; ali serão abordadas e definidas as propostas para o fortalecimento do STAL, com o qual os trabalhadores continuarão a contar para defender e afirmar os seus direitos.

Vivemos num tempo de grandes dificuldades para os trabalhadores, designadamente os da Administração Local. Um tempo que é marcado pelas consequências da pandemia do Covid-19 (que acentuou as desigualdades); pelas implicações da guerra (com o aumento vertiginoso do custo de vida e o aproveitamento dos grandes grupos económicos que acumulam lucros escandalosos e agravam a exploração dos trabalhadores), e por um novo governo de maioria absoluta do PS, cuja política – amarrada aos compromissos com a União Europeia e as suas imposições – continua a degradar as condições de trabalho dos trabalhadores da Administração Pública e o funcionamento dos Serviços Públicos.

Neste quadro, a IV Conferência Sindical do STAL tem como objectivos principais responder à necessidade premente de combater o empobrecimento dos trabalhadores, de agir e lutar por condições de vida e de trabalho dignas para os trabalhadores do sector; de defender o Poder Local Democrático e os Serviços Públicos, por uma descentralização que sirva o País e as populações e pelo fortalecimento do STAL para afirmar, defender e conquistar direitos. Façamos da nossa Conferência uma poderosa jornada de participação e luta!