Bombeiros sapadores e municipais protestam amanhã em Lisboa

190412 Com7 Bombeiros 350f9
POR UM REGIME DE CARREIRAS JUSTO, EM DEFESA DO ESTATUTO DE APOSENTAÇÃO

Dirigentes, delegados e activistas sindicais do STAL e do STML promovem amanhã, na Praça do Comércio, junto à Secretaria de Estado, pelas 11h30, uma acção de protesto para exigir uma reunião sobre a proposta do regime de carreiras e do estatuto da aposentação dos bombeiros profissionais.

A luta desenvolvida nos últimos meses pelos sapadores bombeiros e bombeiros municipais, promovida e organizada pelo STAL e STML, tem procurado inverter o caminho que o actual Governo quer impor no campo dos direitos destes profissionais, degradando-os potencialmente a níveis inéditos. Em cima da mesa, encontram-se duas matérias de capital importância, nomeadamente o Estatuto do Bombeiro Profissional e as condições para a sua aposentação.

Perante os sucessivos atrasos do Governo em responder às pretensões dos bombeiros profissionais, e após adiamento da reunião prevista para dia 2 de Abril, a que acrescem as posições inaceitáveis assumidas pela Associação Nacional de Municípios Portugueses e por outros sindicatos ditos de classe, o STAL e STML exigem discutir os diplomas avançados pelo Governo, com o objectivo de defender os direitos, interesses e expectativas destes profissionais.

Em causa estão designadamente as seguintes exigências:
– Um estatuto de aposentação que permita aos bombeiros uma reforma sem cortes dentro das idades atcualmente estabelecidas;
– O estatuto que preveja pagamento quando solicitado ao abrigo da disponibilidade permanente;
– A salvaguarda da actual designação e da carreira de bombeiro sapador para todos;
– A aplicação da proposta de tabela salarial acordada entre MAI e o STAL e STML;
– Um horário de 12 horas de trabalho contínuo.

  • Legislação relativa à Protecção Civil e Bombeiros

STAL-Informa

Subscreva aqui a Newsletter e receba regularmente informação do STAL.

Partilhe connosco as suas preocupações