200110 COM2 EGF Greve ERSUC 0645dTRABALHADORES DO GRUPO EGF/MOTA&ENGIL INTENSIFICAM A LUTA

Trabalhadores da ERSUC, SA – Resíduos Sólidos do Centro (grupo EGF) estão em luta pelo aumento de salários para todos, pela defesa da Contratação Colectiva, pelos direitos, exigem respeito por parte da EGF/Mota & Engil.

Os 400 trabalhadores ao serviço da ERSUC, SA que prestam serviço a 36 municípios dos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, abrangem uma área de 7000 km2 (7.9 % do território nacional), servem uma população de aproximadamente um milhão de habitantes e trata mais de 300 000 toneladas de resíduos por ano.

Os trabalhadores estão em greve pelo aumento geral dos salários para todos os trabalhadores, exigem o respeito pelas estruturas representativas dos trabalhadores e do direito constitucional à contratação colectiva, o direito à carreira profissional, por melhores condições de vida e de trabalho.

A luta dos trabalhadores da ERSUC dos pólos de Coimbra e Aveiro
Os trabalhadores da empresa ERSUC, do grupo EGF, estarão em greve nos próximos dias 27 e 28, para exigir a valorização das carreiras, a melhoria das condições de trabalho e o aumento dos salários.

Em comunicado distribuído aos trabalhadores, o STAL condena a atitude da administração da holding, que se recusa a iniciar qualquer processo de negociação colectiva global ou local.

As estruturas representativas dos trabalhadores revindicam:

  • a melhoria dos salários e de outras prestações pecuniárias, nomeadamente, do subsídio de refeição, transporte, e a recuperação do poder de compra perdido;
  • o respeito pela contratação colectiva e respostas sérias às propostas sindicais de negociação de um acordo colectivo de trabalho, que normalize e constitua um instrumento de efectiva melhoria das condições de trabalho nas empresas do grupo EGF;
  • a valorização dos trabalhadores e das suas carreiras profissionais com um plano de carreiras que assegure a progressão e a promoção;
  • um seguro de saúde para todos, e o seu alargamento ao agregado familiar;
  • a melhoria das condições de trabalho.
Pin It